Monday, July 13, 1998

Coletiva de Zagallo

"Desde o início do jogo pensei que a vitória seria da França, principalmente após o 1 a 0, quando eu vi que iria chegar o 2 a 0. No segundo tempo melhoramos muito, mas a taça ficou em boas mãos".

"Eu estava torcendo para o primeiro tempo acabar. Hoje tivemos um trauma grande, por causa do Ronaldo. Não era para o Ronaldo ter jogado. Demos a escalação sem ele. Houve grande abatimento psicológico. A equipe estava presa, amarrada. Ronaldo não iria jogar. Demos a escalação sem ele. (...) Depois, ele pediu para jogar. Disse 'eu quero'. Ele estava buscando a artilharia, poderia ter uma luz durante o jogo (...) e eu não poderia deixá-lo fora: insisti porque achava que ele iria se superar.."

"Eu menti ao Ricardo (Setyon, representante da Fifa), dizendo que era estratégia para confundir, mas na verdade não era. Omiti uma situação. Foi um momento triste na nossa concentração, com a situação do Ronaldo."

- Se Ronaldo não podia entrar, por que entrou?

"Entrou porque entrou. Você quer detonar, porra... Você quer baixar o nível, quer aparecer. Eu estou baixando? Estou aqui porque sou homem, vocês devem muito a mim. Sou homem, tenho dignidade, moral. Precisa ter educação com os franceses aqui. Deixa eu falar!" A seguir, Zagallo, vermelho e com raiva, se retirou. Menos de cinco minutos depois, voltou, repetindo várias vezes a expressão "prejuízo psicológico" em referência ao caso Ronaldinho.

"Mas isso, em hipótese alguma, pode servir como desculpa para a derrota. Levamos novamente gols de bola parada, que podem acontecer em qualquer situação."