Tuesday, July 14, 1998

Lídio Toledo: convulsão etc.

"Após o almoço, ele sofreu uma convulsão que durou cerca de 30 segundos. Depois de atendido, ele dormiu e acordou se sentindo bem. Mesmo assim, exigi que ele fosse examinado em uma clínica em Paris, onde vários exames foram feitos. Como nada foi constatado, ele foi liberado para jogar."

Toledo negou que Ronaldo estivesse tomando qualquer medicamento ou que passasse por algum tipo de tratamento. Porém o jogador admitiu que estava tomando remédios para combater dores até a última sexta-feira.

"A mais provável hipótese da causa é estresse. Ele é um jogador muito assediado, sob muita pressão e, de alguma forma, acabou sentindo isso no dia da decisão."

"A convulsão foi de causa ignorada. Mas, para os especialistas franceses, ela poderia ter sido provocada por estresse. Isso não é incomum. Já vi vários casos no futebol."

Toledo negou que tenha assinado laudo sobre o estado do atleta. Logo depois do início do jogo, comunicado da Fifa dizia que Ronaldinho havia ido à clínica para que seu tornozelo fosse examinado -- o esquerdo, na versão em inglês, e o direito, na versão em espanhol. O erro da Fifa foi apenas este. O laudo fornecido pela CBF, escrito à mão e em inglês, foi assinado pelo supervisor Américo Faria. E afirmava que o problema era no tornozelo. Indagado sobre o fato, Toledo mostrou espanto. Ele disse ainda que a clínica que atendeu Ronaldinho chamava-se "Jasmim". Mas apurou-se que Ronaldo foi à clínica Des Lilas, onde ninguém quis dar informações.