Wednesday, July 15, 1998

À Casa Tornam (César Sampaio, da Matta, Lídio, Cafu)

A seleção brasileira voltou ontem ao Brasil, desembarcou em Brasília às 7h15 e foi recebida por 50 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
(...)
Ao subir no avião que levaria a delegação ao Rio, o atacante voltou a cambalear e subiu vagarosamente a escada da aeronave. Sua maleta foi carregada por Leonardo, que seguia atrás e muito próximo do atacante.

Na chegada à Brasília, o meia César Sampaio chegou a dizer que Ronaldo ainda estava sob efeito de medicamentos que tomou na França. Segundo ele, o atacante tomou os remédios após o jogo.

Sampaio foi desmentido pelo médico da seleção brasileira Joaquim da Matta, que negou que Ronaldo esteja tomando remédios por causa da suposta convulsão que teve na França. Segundo ele, o atacante vem ingerindo apenas vitaminas. "Ele não está tomando remédios. Estão fazendo uma onde grande sobre essa história."
(...)
Da Matta disse que Ronaldo fará no Rio outra série de exames complementares, para se tentar descobrir o que causou a sua crise convulsiva. "Pode ser uma crise convulsiva e não ser epilepsia. Ele não tem um histórico familiar de epilepsia."

O médico da seleção, Lídio Toledo, negou que Ronaldinho tenha sido forçado a jogar: . "Nenhum jogador do mundo é obrigado a participar de uma partida. Só joga se tiver boas condições e se sentir-se bem para jogar."

O lateral Cafu afirmou que Ronaldo "estava normal" durante o vôo. "Ele brincou, conversou durante todo o tempo. Em nenhum momento demonstrou estar com problemas." Carla Pavarini, namorada de Denílson, também disse que o comportamento de Ronaldo foi tranquilo na viagem: "Não tinha nada de anormal. Ronaldinho estava conversando com todos. Eles estavam muito bem, alegres, brincando o tempo todo. Pensei que seria um vôo triste, mas não foi."