Thursday, June 15, 2006

Ronaldo

"A CBF deixou claro no seu site para a gente evitar qualquer tipo de especulação. No dia de folga (ontem) me senti indisposto, com um mareio. Falei para o médico, a gente foi para o hospital fazer uma série de exames. Não foi encontrado nada de anormal. É uma tranqüilidade a mais que a gente precisava. Hoje, me encontro bem melhor", disse o atacante.

Na quarta, dia de folga, o atacante realizou exames numa clínica de Frankfurt por sentir tonturas e dor de cabeça. O assessor de imprensa, Rodrigo Paiva, disse desconhecer se uma endoscopia esteve entre os exames feitos pelo atacante. O técnico Carlos Alberto Parreira não confirmou nem desmentiu o procedimento.

Na manhã desta quinta, Ronaldo, acompanhado por Cafu e por membros da comissão técnica -inclusive Parreira-, realizou exercícios na academia localizada ao lado do hotel da seleção, em Königstein. "Hoje de manhã já teve um trabalho bom de bicicleta ergométrica e musculação. Hoje à tarde vou treinar. Já estou pronto para o jogo. Só penso no jogo", revelou o atacante.

Ronaldo disse também que tomou remédios -sem especificar quais- ontem, apenas. "Hoje não tomei nenhum remédio. Procuramos nos cercar de toda informação que pudéssemos para assegurar que não tinha nada de grave, nada que pudesse me incomodar. E hoje me sinto bem melhor".

Falando do jogo contra a Croácia, em que recebeu apenas 14 bolas -menor número entre os brasileiros-, o artilheiro da Copa de 2002 reconheceu que não foi bem. Mas não por problemas médicos. "Não senti nada antes ou durante o jogo contra a Croácia. Tenho a consciência que não foi uma atuação de que eu gostaria de ter tido numa estréia de Copa do Mundo, mas o mais importante foi que a gente ganhou o jogo. Sabemos que a expectativa é sempre enorme em cima de mim, do que faço, de como eu jogo. Então, espero que no próximo jogo eu esteja melhor, jogue melhor. Para mim, principalmente para mim".

Questionado sobre os motivos de seu rendimento abaixo do esperado, o atacante desconversou. "Não está escrito no meu manual que eu tenho que jogar bem sempre. Não está escrito".

Ronaldo revelou, também, que aceitaria ser reserva de Robinho, que entrou bem no segundo tempo do jogo de estréia da seleção. "Sempre aceitei tudo. Não sou nenhum jogador rebelde, não sou revoltado".

A tontura é mais um problema enfrentado pelo jogador do Real Madrid na Alemanha, após as polêmicas sobre seu peso, as bolhas que o tiraram no intervalo do amistoso com a Nova Zelândia e a febre poucos dias antes da estréia.

Para o atacante, no entanto, a reincidência desses problemas físicos não está ligada ao seu emocional. "Não me sinto pressionado além do que é normal para uma Copa do Mundo, não estou sendo influenciado."

Antes da estréia na Copa, ele afirmou que não teria condições físicas para suportar os 90 minutos da partida, já que estava sem jogar desde abril no Real por causa de um problema muscular.

Mas o desempenho de Ronaldo no primeiro jogo do Mundial foi decepcionante. Ele ficou preso na marcação, mostrou pouca movimentação e, efetivamente, pouco participou da partida. O "Fenômeno" foi substituído aos 24min da segunda etapa por Robinho e chegou a ser vaiado ao deixar o gramado.