Thursday, June 15, 2006

Runco

O estresse provocado pela cobrança e pressão por um excelente desempenho na Copa do Mundo pode ser a causa das tonturas que acometeram Ronaldo durante esta semana. A avaliação é do médico da seleção brasileira, José Luiz Runco.

"Está dentro do que pode acontecer", afirmou Runco. "Não podemos afastar a possibilidade da sobrecarga de estresse ser o motivo da pessoa ter um quadro de tonteira", analisou o médico.

Ronaldo foi levado na quarta-feira ao hospital Zun Heiligen Geist, em Frankfurt, para realizar exames de sangue, tomografia e endoscopia por causa das tonturas. Segundo o médico, o jogador já havia se queixado de um mal-estar similar no último dia 8, quando apresentou um quadro febril e ficou fora de um treinamento.

"Não existe nenhum problema, vimos os exames e não há nada", afirmou o técnico Carlos Alberto Parreira. "Acompanhamento agora é o cuidado alimentar e a medicação que ele já está tomando", completou o médico.

Por causa da medicação tomada para os seus vários males recentes, como uma lesão muscular, havia a possibilidade do jogador ter desenvolvido uma gastrite, razão da endoscopia e do conseqüente cuidado alimentar citado por Runco.

"Quando você faz o tratamento de um processo inflatamatório, você faz um carga medicamental pesada. E no momento que você teve um quadro de tonteira por mal-estar, tem que pensar que ele pode ter tido um quadro de gastrite. Se eu estava no hospital, e estava em condição de fazer (todos os exames), tinha que clarear a situação", explicou o médico da seleção.

Runco se negou a comentar se o quadro atual de Ronaldo pode ter alguma semelhança com o estresse que provocou a convulsão sofrida pelo atacante horas antes da final da Copa do Mundo de 1998, na França.

"Não sei responder porque não estava no Mundial da França. Não era o médico da seleção brasileira", afirmou. Na época, quem desempenhava a função era Lidio Toledo. Mesmo debilitado, o jogador foi escalado pelo então técnico, hoje coordenador, Mario Jorge Lobo Zagallo. O Brasil perdeu por 3 a 0.

Apesar da pressão poder influenciar o estado do jogador, Runco não crava o emocional como foco da origem dos problemas que Ronaldo tem tido nas últimas semanas. "Só posso partir para o emocional quando fecho todo o meu lado orgânico", afirmou.

Após a má atuação na partida contra a Croácia, terça-feira, na estréia do Brasil no Mundial da Alemanha, o atacante do Real Madrid foi alvo de críticas de torcida e imprensa, inclusive a internacional. Chegou até mesmo a ter seu desempenho analisado por companheiros. Kaká, por exemplo, pediu "mais movimentação" a Ronaldo.

"Temos conversado, estado juntos na concentração. Ele está muito tranquilo, superou bem os problemas dos exames medicos, de ter saido do time, de não ter jogado bem. O que queremos é o Ronaldo motivado para o segundo jogo", disse Parreira.