Thursday, July 16, 1998

Zagallo: escalação e stress

"Se ele não entrasse, iriam falar também. Tem que ter peito para falar na hora. A decisão foi minha. Eu faria tudo de novo."

"Não foi a Nike, não foi o dr. Ricardo Teixeira, não foi o Lídio Toledo. O responsável pela escalação do Ronaldinho fui eu, Mario Jorge Lobo Zagallo. Se agi errado ou certo, me julguem."

"Depois de ficar sabendo que os exames não detectaram nada de anormal, o Ronaldinho chegou ao vestiário. Todos os integrantes da comissão técnica, inclusive o presidente, estavam reunidos em um local do vestiário. Perguntei ao Ronaldinho se ele queria jogar. Ele disse que sim e estava confiante. A partir daí, entrei em ação. Mandei ele trocar de roupa. Ninguém se opôs, e ele jogou. Mas não tenham dúvidas de que ninguém da seleção o colocaria no jogo se estivesse correndo risco de vida."

"Não é verdade que o jogador sofreu uma infiltração no joelho ou tenha passado mal no sábado à noite (...) Ele é muito assediado. O Ronaldinho não tem privacidade. O rapaz mora sozinho na Europa, com os familiares no Brasil, é muito difícil ter força para superar toda a pressão sozinho. Na Copa, todos se estressam muito. Ele, talvez, não tenha suportado."