Friday, July 17, 1998

Lídio Toledo: novos exames, síncopes, declarações francesas

Lídio Toledo se mostrou surpreso com a intenção de Ronaldinho em não fazer novos exames: "Pra mim, isso é novo, mas ele vai fazer sim, eu vou conversar com ele."

Os novos exames, recomendados por Toledo e Joaquim da Matta, seriam feitos por um neurologista do Rio, e poderiam indicar a real causa da suposta crise.

Lídio reafirmou que não estava no quarto de Ronaldinho quando teria ocorrido o problema. Mas, baseando-se no depoimento de jogadores como Roberto Carlos, continuou sustentando que Ronaldinho teve "uma crise convulsiva de causa ignorada".

Questionado se Ronaldinho não teria sofrido apenas uma síncope (desmaio) convulsiva -- que pode ser causada por uma forte crise nervosa, apresentando sintomas semelhantes aos de uma convulsão -- Toledo respondeu: "É a mesma coisa. É uma convulsão. São sinônimos."

Mauro Brandão, presidente do Cremerj, criticou as declarações de especialistas franceses que atenderam o atacante: "Se é verdade o que eles disseram, que fizeram todos os exames e Ronaldinho não tinha nada, é um absurdo."