Friday, October 02, 1998

Volpi e da Matta: Voltaren

A comissão que investiga possíveis casos de doping no futebol da Itália voltou a discutir ontem as causas da crise de Ronaldinho no dia da final da Copa. O procurador Raffaele Guarinello interrogou o médico da Inter de Milão, Piero Volpi.

Volpi afirmou que o atacante brasileiro, afastado dos jogos da Inter para curar problemas em seus dois joelhos, poderia ter sofrido uma overdose por uso do antiinflamatório Voltaren -- Ronaldinho usou o medicamento durante o Mundial em tratamento para dores em seu joelho esquerdo.

"Creio que os efeitos secundários produzidos pelo uso contínuo do produto, como também acredita o procurador, pode ser a causa da indisposição", afirmou Volpi.

O clínico geral da seleção brasileira na Copa do Mundo da França, Joaquim da Matta, 44, disse que o atacante Ronaldinho tomou o antiinflamatório Voltaren em dosagem mínima e que nunca viu um jogador ter uma convulsão por causa desse remédio. "Estranho que, depois desse tempo todo, se levante essa hipótese."

Segundo o médico Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo, é impossível que Ronaldinho tenha tido problemas pelo uso maciço do Voltaren: "uma reação a um medicamento acontece imediatamente após o seu uso".